Filtrar por

  • até

Estádio Mané Garrincha: Governo do Distrito Federal passa para PNUD a responsabilidade por contratatos

cityname-brasilia
Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante visita às obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha em setembro de 2012. Faltando 86 dias para inauguração, Governo do Distrito Federal utiliza contato com PNUD para garantir todas as compras.  Foto: Valter Campanato/ABr

Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante visita às obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha em setembro de 2012. Faltando 86 dias para inauguração, Governo do Distrito Federal utiliza contato com PNUD para garantir todas as compras. Foto: Valter Campanato/ABr

O Governo do Distrito Federal (GDF) corre contra o tempo para conseguir entregar o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha pronto a tempo da abertura da Copa das Confederações. A 86 dias da partida inaugural do campeonato, a nova estratégia do poder público para garantir três itens na lista exigências do FIFA foi firmar contratos com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Ao lançar mão de um acordo com um organismo internacional, o GDF consegue não cumprir todos os trâmites habituais de uma compra pública. Segundo o edital de solicitação de propostas para o fornecimento dos armários, o GDF decidiu recorrer ao organismo internacional em virtude da ‘complexidade logística’ que a organização dos eventos esportivos representa e que é agravada ‘pela exiguidade de tempo disponível’ para o início da Copa das Confederações.

Os contratos repassados pelo GDF para o PNUD tratam de:

  • Compra pelo menor preço de 66 armários porá os vestiários dos times e juízes;
  • Contratação de empresa para alugar, instalar e operar aparelhos de raio-x para inspeção de bagagens e pessoas que estão entrando no estádio;
  • Aluguel de contêineres para instalações temporárias e com diferentes funções tais como refrigeração de alimentos, módulos de escritórios e depósito.

As concorrências ficarão abertas por pouco tempo. No caso do fornecimento dos armários a fase de propostas terminou nesta quinta-feira 21/3. Ela ficou aberta apenas dois dias. O processo para aluguel de Raios-X foi aberto no dia 15 e deve se encerrar no dia 27, permanecendo aberta por 12 dias. No caso dos contêineres o edital durará apenas uma semana: foi divulgado nesta quinta-feira (21) e se encerra às 15h do dia 28 de março.

Em nota, o GDF sustenta que as iniciativas não têm relação direta com as obras do estádio, mas sim com a instalação de estruturas temporárias. O governo garante que a reforma do Mané Garrincha está dentro do cronograma e que a arena remodelada será inaugurada no próximo dia 21 de abril.

Segundo dados divulgados pelo poder público, o Estádio Mané Garrincha começou o mês de março com 89% de suas obras concluídas. O arena de Brasília é também a mais cara entre as da Copa, deve custar R$ 1,2 bilhão.

Procurado pela reportagem da Agência Brasil, o Pnud ainda não se manifestou sobre o assunto. Consta do edital de aquisição dos armários que a opção do GDF por transferir ao Pnud à seleção dos prestadores de serviços é decorrente do Acordo de Cooperação Técnica firmado com vistas à organização geral do jogo e eventos relativos à realização da Copa das Confederações, bem como, à prestação de suporte técnico e estratégico.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *