Filtrar por

  • até

Como algumas cidades melhoraram tanto nos Indicadores de Transparência Municipal?

cityname-brasilia

Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro e Curitiba tiveram crescimentos expressivos de um ano para o outro na avaliação dos Indicadores de Transparência Municipal. A segunda rodada da avaliação dos indicadores foi lançado nesta terça-feira (3/12) em São Paulo. Comparados com os resultados do levantamento de 2012, a maioria das cidades teve uma melhora na nota, mas essas quatro se destacaram positivamente. “Essas experiências comprovam que é possível em pouco tempo melhorar a transparência dos investimentos públicos”, avalia Jorge Abrahão, presidente do Instituo Ethos.

A capital federal, a mais bem avaliada este ano, foi também a que mais cresceu entre as duas aplicações dos indicadores. Em 2012 tinha feito apenas 14,63 pontos, neste ano atingiu 77,26 pontos, em uma escala que vai de zero a 100. Um dos principais motivos para isso é a criação de um portal específico para transparência da Copa 2014, que fez com que a quantidade de dados disponibilizados para a Copa aumentasse. Além disso, foram criados os Serviços de Informação ao Cidadão (SIC) presenciais e telefone para contato do cidadão. No item Participação, Brasília também fez um grande avanço, atendendo a 100% dos indicadores, aprimorando o serviço de ouvidoria e divulgando as audiências públicas. Os próximos passos para o GDF seriam tornar a busca mais intuitiva no portal da transparência.

CidadeResultado 2013Resultado 2012
PontuaçãoNível de TransparênciaPontuaçãoNível de transparência
Brasília77,26Alta14,63Muito Baixa
Porto Alegre71,82Alta49,92Média
Belo Horizonte70,33Alta49,86Média
Rio de Janeiro50,37Média15,36Muito Baixa
Cuiabá49,08Média10,38Muito Baixa
Curitiba45,87Média15,57Muito Baixa
São Paulo38,15Baixa18,81Muito Baixa
Recife35,55Baixa14,32Muito Baixa
Manaus25,18Baixa13,23Muito Baixa
Fortaleza23,24Baixa14,29Muito Baixa
Salvador19,48Muito Baixa14,82Muito Baixa
Natal12,21Muito Baixa15,75Muito Baixa

 

As melhorias da outra representante do Centro-Oeste, Cuiabá, deve-se muito ao convênio assinado entre a prefeitura e o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, que permitiu que a cidade implementasse um bom portal de transparência e em pouco tempo conseguiu um grande avanço na quantidade e qualidade das informações disponibilizadas. Essa parceria, feita sem custos para a prefeitura, fez com que Cuiabá saltasse do último lugar em 2012, com 10,38 pontos, para quinto, com 49,08 pontos. Se quiser continuar melhorando, Cuiabá ainda precisa ampliar a quantidade de informações disponíveis no seu portal e passar a disponibilizar as informações em outros formatos além do PDF.

Rio de Janeiro saiu de 15,36 em 2012 para 50,37 nesta avaliação. No último ano, a capital fluminense regulamentou a Lei de Acesso à Informação e instituiu uma ouvidoria geral do município, pelo decreto 35.606. Essa ação permitiu que fossem criados SICs presenciais e eletrônicos. A cidade, que será sede também dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, foi uma das poucas a organizar um plano do legado dos megaeventos e a única a criar metas e indicadores para acompanhar esse plano. As ações para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos estão claramente destacadas no “Plano Estratégico da Prefeitura do RJ (2013-2016)”. Esse documento pode servir para a sociedade civil cobrar a prefeitura sobre seus compromissos. Além disso, foram feitas algumas melhorias nos portais de transparência do Rio de Janeiro, como a possibilidade de permitir baixar as bases de dados em diversos formatos de arquivos. A cidade ainda peca pela profusão de páginas que contém informações sobre os mega-eventos.

Por último, o avanço de Curitiba (de 15,57 em 2012 para 45,87 neste ano) deu-se principalmente ao reformular o portal da Secretária Extraordinária da Copa e o Portal de Transparência da cidade. Outro destaque foi a criação de um SIC presencial. Para melhorar sua nota no índice de transparência, a capital paranaense precisa criar uma Ouvidoria Geral e deveria ter realizado audiências públicas sobre a Copa.

O que são os indicadores?
Os Indicadores de Transparência, umas das ações do projeto Jogos Limpos, são uma ferramenta que permitem medir de maneira objetiva a transparência e os canais de participação da população em relação aos investimentos públicos para a realização do Mundial de 2014.

A nota dos Índices é composta por 90 perguntas que avaliam o nível de transparência em duas dimensões: Informação e Participação. Na primeira parte, são avaliados tanto o conteúdo relevante disponibilizado ao cidadão como a qualidade dos canais de comunicação usados para difundir essas informações, tais como os portais de internet, telefones e as salas de transparência. No quesito Participação, são analisados a realização de audiências públicas e o funcionamento das ouvidorias.

As perguntas tratam de questões como: Matriz de Responsabilidade está disponível nos site? A Execução Orçamentária Geral é divulgada? O site permite download da base de dados? Existe espaço físico para o cidadão fazer pedidos de acesso informação sobre a Copa? O telefone para solicitar informação é gratuito?

Entenda melhor sobre a metodologia dos indicadores, veja a apresentação usada na coletiva de imprensa.


// ]]>

Uma resposta a Como algumas cidades melhoraram tanto nos Indicadores de Transparência Municipal?

  1. É muito importante saber como as cidades melhoraram seus indicadores!
    Como as cidades-sede poderiam compartilhar essa expertise para que outras cidades pudessem se beneficiar? Além disso, essas estratégias serão adotadas em relação à transparência de todas as políticas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *