Filtrar por

  • até

Salvador recebe oficina Hacker sobre transparência dos dados da Copa 2014

cityname-salvador

A capital baiana vai sediar o Hackday Mobilidade Urbana / Especial Copa 2014 das 19h da próxima sexta-feira (22) até às 16h do sábado (23). O objetivo do evento, que será realizado no Colivre, é juntar a população soteropolitana para produzir projetos como sites, infográficos, jogos, aplicativos, pedidos de acesso à informação pública e especificações para a transparência de dados em Salvador, em especial em relação à realização da Copa 2014 e aos transportes públicos.

O encontro, uma espécie de ‘virote hacker’, é organizado pelo Instituto Ethos, Colivre, Transparência Hacker, Quequeré Jogos, Movimento Desocupa e o Coletivo Mobicidade estarão reunidas no evento.

As inscrições gratuitas devem ser feitas aqui http://moourl.com/hackdaysalvador. As vagas são limitadas.

O evento integra a programação promovida pelo Instituto Ethos que será iniciada na quinta-feira (21) com o seminário Transparência na Copa 2014 em Salvador: Como está este Jogo?, às 13h30, no Centro de Cultura da Câmara Municipal. As atividades têm o objetivo de criar espaços de diálogo e promover maior transparência sobre os investimentos públicos em infraestrutura das cidades para os eventos esportivos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Além disso, o Hackday busca criar uma comunidade engajada para trabalhar com o conceito de dados abertos e com a pauta do acesso à informação.

O ‘virote hacker’ contará com dois facilitadores que monitorarão a produção e a conclusão dos trabalhos: Daniela Silva, uma das fundadoras da Comunidade Transparência Hacker que estará em Salvador para participar do seminário Transparência na Copa 2014 em Salvador – Como está este Jogo?; e Guilherme Cianfarani (Guimba), da Quequeré Jogos, que desenvolveu um jogo de cartas sobre a Copa chamado A Conta da Copa É Nossa.

A ideia do Hackday surgiu após a uma analisa da situação das políticas de transparência em Salvador. Na primeira aplicação dos Indicadores de Transparência, em novembro de 2012, a capital baiana obteve um nível de classificação muito baixo, marcando 14,46 pontos, numa escala que varia de 0 a 100. A criação do Portal da Transparência pela Prefeitura Municipal de Salvador (http://transparencia.sefaz.salvador.ba.gov.br/) avançou pouco nessa questão e a regulamentação municipal da Lei de Acesso à Informação sancionada pelo prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, torna nulo alguns pontos importantes da legislação nacional como a criação de Serviços de Informação ao Cidadão (SIC) ou a regulamentação dos recursos que a população pode fazer caso não tenha seus pedidos de informação atendidos.

SERVIÇO
Hackday Mobilidade Urbana / Especial Copa 2014
Dia:
De 22 de Novembro (às 19h) até às 23 de novembro (às 16h)
Local: Colivre – Rua Marechal Floriano, nº 28, Edf. Norma Camozzato, Sl. 301 Canela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *