Filtrar por

  • até

Rio 2016 anuncia parceira para mitigar emissões de carbono nos Jogos Olímpicos

cityname-rio-de-janeiro

A organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 anunciou a empresa Dow Química como parceira oficial do evento para mitigar as emissões de gases de efeito estufa. A mesma empresa foi responsável por essa área na realização da Olímpiada de Inverno de Sochi neste ano.

A ação faz parte das atividades previstas em documento lançado no início de 2014 (leia aqui em inglês), com um estudo inicial dos impactos ambientais da organização do megaevento.

“A responsabilidade pelas emissões é um compromisso que assumimos ainda na candidatura. O desafio é imenso, mas tenho certeza de que teremos sucesso no programa de mitigação de carbono mais abrangente da história dos Jogos Olímpicos”, afirma Tânia Braga, gerente geral de Sustentabilidade do Rio 2016.

A meta apresentada durante o lançamento é de mitigar as emissões diretas de gases de efeito estufa resultantes da realização do evento em cerca de 500 mil toneladas de carbono equivalente (CO2eq) até 2016. Mas o programa não se limita à realização dos Jogos e vai se traduzir em um importante legado. A Dow e o Comitê Rio 2016 esperam gerar benefícios climáticos adicionais de 1,5 milhão de CO2eq até 2026 em todo o país.

No evento foi apresentado um cronograma das ações para o cálculo da emissão de carbono:

  • Elaboração do cenário de referência – outubro/2014
  • Estudo preliminar de reduções – outubro/2014
  • Revisão do cenário de referência – Abril/2016
  • Inventário final das emissões – Dezembro/2016

Segundo os representantes do Rio 2016, o cálculo de emissões de carbono vai considerar as operações, as construções dos equipamentos esportivos ou de apoio, as obras de infraestrutura e também os gastos de transporte dos espectadores.

Um relatório de sustentabilidade da Rio 2016, seguindo os padrões da GRI, também deve ser lançado agora em outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *