Filtrar por

  • até

Quatro candidatos à Prefeitura de Salvador firmam compromisso com legado social da Copa

cityname-salvador
Evento Copa, Olimpiadas e Eleições: Qual o legado para Salvador. Foto: Angelino de Jesus-OAB/BA

Foto: Angelino de Jesus-OAB/BA

Quatro dos seis candidatos à Prefeitura de Salvador se comprometeram, na última quarta-feira (5/9), em direcionar a projetos para a população parte dos investimentos relacionados à próxima Copa do Mundo. Promovida pela Atletas pela Cidadania, pelo Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos, e pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, a ação “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?” convidou todos os postulantes ao governo municipal a firmarem três pactos sociais (leia sobre cada um abaixo). O evento ajudou a colocar na pauta eleitoral da cidade a discussão sobre o legado social dos megaeventos esportivos.

Os candidatos Hamilton Assis (PSOL), Márcio Marinho (PRB) e Salvador da Luz (PRTB) estiveram na sede da OAB-BA, onde assinaram os pactos: “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência nos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas. ACM Neto (DEM) foi representado pela vice da coligação, Célia Sacramento (PV), que levou os termos assinados pelo candidato. Mário Kertész (PMDB) e Pelegrino (PT) não assinaram os documentos.

Roberto Lazzarini (Atletas pela Cidadania), Emílio Martos (Instituto Ethos) e Maurício Broinizi (Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis) participaram da mesa junto dos prefeituráveis. Os representantes das organizações falaram sobre o compromisso que os governantes terão de deixar um legado social nesse momento único vivido pelo Brasil, que sediará os principais eventos esportivos do mundo nos próximos anos.

“Os governantes precisam dar atenção ao esporte. E o investimento deve vir não somente aos atletas de alto rendimento, que brigam por medalhas, mas a toda a população. O esporte ajuda na formação dos cidadãos, contribui para a saúde e é uma grande ferramenta de inclusão social”, afirmou o esgrimista Roberto Lazzarini.

Além de Salvador, a ação reuniu também os candidatos à Prefeitura de outras dez cidades-sede da próxima Copa do Mundo (Manaus-AM, Cuiabá-MT, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Porto Alegre- RS, Recife-PE, Natal-RN, Belo Horizonte – MG, Fortaleza- CE e Curitiba –PR).

Na capital baiana, a iniciativa contou ainda com a participação das seguintes organizações: Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); CUT/BA; Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB/BA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA); Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA); Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado da Bahia (OAB/BA); Cipó Comunicação Interativa; Pastoral da Criança; Instituto Fazer Acontecer; Movimento Nossa Salvador.

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas. A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.

Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os/as futuros(as) administradores(as) municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos que pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência da gestão e dos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *