Após a divulgação dos resultados da segunda aplicação dos Indicadores de Transparência Estadual, no último dia 22 de maio, representantes do governo de Minas Gerais entraram em contato com o Instituto Ethos para dialogar sobre a nota atribuída ao Estado. A organização informou ao governo mineiro que documentos que eram encontrados no site da Secretaria Especial da Copa (Secopa) não estavam disponíveis no site da Secretaria de Turismo e Esporte, que incorporou as funções daquele órgão após sua extinção, no final de 2013.
Entre os dias 23 de maio e 2 de junho, uma série de documentos foi publicada no site da Secretaria de Turismo e Esporte. Entre eles, constam alguns que são avaliados pelos Indicadores de Transparência. No entanto, essas informações não foram computadas na nota final, pois não estavam disponíveis até 13 de maio, último dia em que foram coletados dados para os Indicadores.
Entre os documentos publicados nesse último período estão as listas das suplementações orçamentárias das obras da Copa nos anos de 2011, 2012 e 2013. Também merecem destaque alguns documentos importantes, que, embora não sejam contabilizados na nota dos Indicadores de Transparência, também foram publicados no site, como o Plano de Redução e Mitigação de Gases de Efeito Estufa e a carta de candidatura do Governo de Minas Gerais para sediar jogos do Mundial.
São Paulo, 6 de junho de 2014.
Instituto Ethos de Empresas Responsabilidade Social
Siga: