Filtrar por

  • até

Luiza Trajano substitui Henrique Meirelles no Conselho da Autoridade Pública Olímpica

cityname-
Luiza Trajano será a nova presidente do Conselho da Autoridade Pública Olímpica. Foto: Ernesto Rodrigues/AE.

Luiza Trajano será a nova presidente do Conselho da Autoridade Pública Olímpica. Foto: Ernesto Rodrigues/AE.

A presidenta Dilma Rousseff anunciou no último dia 23/6 a nomeação da empresária Luiza Trajano para a presidência do Conselho Público Olímpico Brasileiro, substituindo o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. A empresária é dona do Grupo Magazine Luiza e integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

O Conselho Público Olímpico é o órgão que dirige a Autoridade Pública Olímpica (APO) e tem como atribuições aprovar o orçamento, a carteira de projetos e a matriz de responsabilidade dos jogos Olímpicos do Rio 2016.

O comunicado do governo não explica a saída de Meirelles, apenas registra que ele se afasta do cargo para cuidar de “questões ligadas à sua atividade”.

APO sem presidente
Como uma grande empresa, a APO possui um presidente do Conselho e um presidente ou CEO. Com a indicação de Luiza Trajano, Dilma indica alguém mais ativo que Meireles para a presidência do conselho, formado também por um representante da prefeitura carioca e outro do governo estadual.

Por outro lado, a APO está sem um presidente efetivo desde 13 de março, quando o General Fernando Azevedo e Silva renunciou. A partir dessa data, o diretor-executivo Marcelo Pedroso foi nomeado presidente em exercício da instituição.

Azevedo e Silva pediu demissão da presidência da APO para assumir um dos mais importantes cargos no Exército Brasileiro: o Comando Militar do Leste. Foi só após o general assumir a presidência da APO que os governos municipal, estadual e federal publicaram a matriz de responsabilidade olímpica, documento com a consolidação de seus investimentos para os Jogos Olímpicos de 2016. Durante a gestão de Azevedo e Silva, a APO também estabeleceu como prática a divulgação, a cada seis meses, dos avanços na implementação da Matriz. Até já foram publicadas duas atualizações. Se a prática for mantida, uma nova versão do documente deverá ser lançado na última semana de julho.

Reunião com a presidente
No mesmo dia 23/6, Dilma também participou de uma reunião para discutir temas ligados aos Jogos Olímpicos de 2016, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, com o governo e a prefeitura do Rio, do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e ainda dos comitês organizadores da Olimpíada e da Paraolimpíada. Segundo a presidente, as reuniões retomarão à periodicidade “para tratar de questões acumuladas”.

A presidente apostou que os jogos vão fazer o Brasil mostrar competência na organização de eventos eficazes e belos, e que o legado também deve ser “conseguir que o brasileiro enxergue a importância do esporte em sua vida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *