Filtrar por

  • até

Que legado os megaeventos vão deixar para o Rio de Janeiro?

cityname-rio-de-janeiro

O Rio de Janeiro vai receber os dois maiores eventos esportivos do mundo nos próximos quatro anos, a Copa do Mundo da FIFA e os Jogos Olímpicos. Mas o que vai melhorar para quem vive na capital carioca quando os eventos terminarem? Para responder essa pergunta, o Instituto Ethos – que lidera o projeto Jogos Limpos – a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) firmaram, na última quarta-feira (14/3) uma parceria para elaborar o Mapa do Legado do Rio de Janeiro.

A ação pretende listar quais e quantos são os recursos públicos e privados destinados para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, tanto aqueles que já foram investidos como os que ainda estão apenas previstos. Com essas informações, a idéia é tentar mapear quais serão de fato os legados dos eventos para a cidade. Os quatro pontos em que estão planejados os maiores investimentos governamentais para esses eventos serão mapeados. São eles: Deodoro, Maracanã, Barra da Tijuca, Maracanã e o Centro.

Segundo Andrea Acioli, Professora do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IGEO-Uerj), o mapeamento terá início pelo Maracanã, englobando ainda os bairros do entorno e projetos como as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), além de melhorias nas estações de metrô e trem da região.

Serão analisados oito temas diferentes: economia; transportes; turismo; meio ambiente; segurança; desenvolvimento humano; instalações urbanas e esportivas e moradia. Para essas análises, além dos dados oficiais, relatórios e dossiês elaborados por organizações da sociedade civil e academia serão utilizados sempre, conta a coordenadora de Políticas Públicas do Instituto Ethos, Rita Lamy. Sobre o conteúdo das análises, Lamy explica: “Em economia, por exemplo, vamos levantar dados de previsão orçamentária e execução destes orçamentos, tanto públicos quanto privados. Sabemos que não vamos encontrar tudo isso, mas é importante identificar quais são as lacunas para que possam ser preenchidas.”

Para o coordenador da Comissão Especial do Legado dos Eventos Esportivos de 2014 e 2016 da Alerj, o deputado Nilton Salomão (PT), “O mapeamento vai servir tanto para a população ter conhecimento do que está sendo feito quanto para o próprio governo, e é muito importante para o acompanhamento que a Casa está fazendo”. Assim como a maioria das cidades-sede da Copa do Mundo, o Rio de Janeiro não sabe o quanto será investido de recursos públicos dos três níveis de governo nos eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *