Filtrar por

  • até

Ex-secretário especial da Copa de Curitiba é preso pela Polícia Federal

cityname-curitiba
Segundo as informações divulgadas pela Polícia Federal até o momento, a prisão de Luiz de Carvalho não tem relação com o seu período na direção da Secopa de Curitiba. Foto: Valdecir Galor/SMCS Prefeitura de Curitiba

Segundo as informações divulgadas pela Polícia Federal até o momento, a prisão de Luiz de Carvalho não tem relação com o seu período na direção da Secopa de Curitiba. Foto: Valdecir Galor/SMCS Prefeitura de Curitiba

Luiz de Carvalho, secretário especial da Copa da Prefeitura de Curitiba até dezembro de 2012, foi preso pela Polícia Federal na última quinta-feira (11/6). Ele é acusado de envolvimento em esquema internacional de lavagem de dinheiro.

Carvalho foi nomeado secretário especial da Copa do Mundo na capital paranaense em 2007, logo depois da escolha do Brasil como sede, pelo então prefeito Beto Richa (PSDB), hoje governador do Estado. Ele permaneceu no cargo até o fim da gestão de Luciano Ducci (PSB). Em 2013, Gustavo Fruet (PDT) tomou posse e nomeou Reginaldo Cordeiro para o cargo, que seguiu na função até o fim da Copa do Mundo no Brasil.

A Polícia Federal realizou outras dez prisões na mesma operação. As informações divulgadas até o momento não relacionam a atuação de Carvalho como secretário especial da Copa à sua participação no esquema de lavagem de dinheiro.

A investigação teve início em 2014, após solicitação do governo dos EUA, para apuração de fatos envolvendo um brasileiro que atuaria junto a uma organização criminosa especializada em evasão de divisas e lavagem de dinheiro em diversos países, como o Reino Unido, a Venezuela, os Estados Unidos, o Brasil e o Japão. A Polícia Federal identificou a atuação do grupo em diversas frentes. Um dos esquemas era destinado à retirada ilegal de divisas da Venezuela por meio de importações fictícias promovidas por empresas brasileiras que tinham como fim somente a movimentação financeira com destino a contas bancárias em Hong Kong, de onde eram encaminhados para outras contas ao redor do mundo.

Uma resposta a Ex-secretário especial da Copa de Curitiba é preso pela Polícia Federal

  1. antonio balbino disse:

    Carvalho,preso dia 11, foi da equipe do Governo do PSDB e fazia parte do esquema de retirada ilegal das divisas da Venezuela.
    Será que as divisas serão devolvidas?
    Os senadores que foram a Venezuela iriam tratar disso?

    Antonio Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *