Filtrar por

  • até

Conheça o jogo de cartas a Conta da Copa é Nossa!

cityname-destaques

AcontadaCopaENossahomeImagine que você é um empreiteiro que faz tudo de errado para ganhar concorrências e construir as obras para a Copa 2014: corrompe autoridades, paga por licenças e passa por cima de seus adversários. Esse o cenário de A Conta da Copa é Nossa!, o segundo jogo da Quequeré Jogos, coletivo especializado em criar jogos com temáticas políticas e culturais brasileiras.

No jogo de cartas você disputa para saber quem vai conseguir construir mais obras e, portanto, arrecadas mais com os investimentos para a Copa de 2014. O jogo ainda não foi lançado, ele busca os recursos para impressão por meio do financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding.

Guilherme Cianfarani, fundador da Quequeré, explica que a ideia do jogo surgiu durante um encontro com um amigo que também trabalha com o desenvolvimento de jogos. “Ele me contou que queria fazer um jogo sobre a Copa 2014, que envolvesse futebol e jogadores. Na conversa já percebi que preferiria criar algo sobre o processo de construir o Mundial”, explica Cianfarani.

Para isso dar um ar mais real ao jogo, ele usou as obras que realmente foram planejadas para a Copa 2014. Tomando por base a Matriz de Responsabilidade de setembro de 2011, Cianfarani escolheu as obras que os jogadores disputam para poder construir. A lista inclui tanto obras que já ficaram prontas, com o Estádio do Castelão, em Fortaleza, até obras que não saíram do papel, como o Monotrilho de Manaus, passando por aquelas que ainda estão em andamento, como a requalificação do Porto do Rio de Janeiro.

Cianfarani conta que a Quequeré já produziu outros jogos com a temática de transparência. É caso do Data Hacker, um feito por encomenda da Secretária Geral da Presidência da República. Esse jogo é usado nas oficinas para estimular a criação de coletivos da sociedade civil de acompanhamento de contas públicas e estimulo de dados abertos.

“A intensão não era criar jogos educativos, mas sim jogos que eu gostasse de fazer e de jogar. Como eu gosto de política e de cultura, eles acabam sendo usado para isso, o que é bem legal”, explica.

A Copa 2014 parece que vai acontecer, mas o jogo da Quequeré ainda não conseguiu seu financiamento. Você pode ajudar a publicação do jogo e ganhar recompensas por isso, inclusive um exemplar do A Conta da Copa é Nossa!. Saiba como contribuir neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *