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Conheça o guia de prevenção à corrupção nos patrocínios esportivos

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No dia da abertura da Copa do Mundo da Fifa, o Instituto Ethos e a Rede Brasileira do Pacto Global lançaram a publicação Combatendo a Corrupção no Patrocínio Esportivo e nas Ações de Hospitalidade – Um Guia Prático, versão em português de Fighting Corruption in Sport Sponsorship and Hospitality. Desenvolvido para auxiliar as empresas no investimento em campeonatos esportivos, o objetivo do documento é contribuir com a prevenção da corrupção nesse tipo de ação de marketing. A publicação, de 52 páginas, aponta os riscos mais recorrentes e propõe uma metodologia para melhorar a transparência e a ética nos contratos e na prestação de contas de patrocínios ao esporte. O guia também aborda outra modalidade bastante comum de apoio, conhecida como “ações de hospitalidade”: troca de favores e presentes entre patrocinadores e entidades desportivas. Mesmo com o final da Copa do Mundo, a temática continua relevante no Brasil, já que em 2016 o país organiza a próxima Olimpíada, sem contar os muitos campeonatos esportivos regulamente disputados no país.

Leia a publicação "Combatendo a Corrupção no Patrocínio Esportivo e nas Ações de Hospitalidade – Um Guia Prático"

Leia a publicação “Combatendo a Corrupção no Patrocínio Esportivo e nas Ações de Hospitalidade – Um Guia Prático”

A principal recomendação do guia é tratar entidades desportivas com o mesmo rigor que deveria ser dispensado aos fornecedores de outros serviços para as empresas. Isso significa adotar e implementar medidas de compliance e due diligence, tais como avaliações de risco, auditoria e programas anticorrupção para aprovação do patrocínio. Para enfrentar os riscos relacionados à corrupção, são propostas seis etapas:

  1. comprometimento com os princípios de conduta empresarial do Pacto Global da ONU;
  2. avaliação de riscos, oportunidades e impactos;
  3. definição de metas;
  4. implementação de estratégias;
  5. mensuração de impactos; e
  6. comunicação do progresso às partes interessadas.

A criação de canais de denúncia e a divulgação em site dos contratos de patrocínios são algumas das ações propostas. O guia também traz um estudo de caso sobre a experiência do Instituto Ethos com o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, que integra ações para a prevenção da corrupção em governos, em empresas e na sociedade, aproveitando a grande atenção que recebe a Copa do Mundo nos países-sede.

Sobre o guia
O original em inglês deste guia foi lançado oficialmente em março deste ano. Seu resultado reflete discussões e consultas públicas com empresas, a sociedade civil e especialistas, lideradas pelo Pacto Global da ONU. No Brasil, foram organizadas duas rodadas de debate sobre o conteúdo da versão em português pelo Comitê de Empresas e Investidores do projeto Jogos Limpos e pelo Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, ambos do Instituto Ethos, e também pela Força-Tarefa da Rede Brasileira do Pacto Global para o 10º Princípio.

O projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios é uma iniciativa do Instituto Ethos, lançada em dezembro de 2010 com o propósito de desenvolver ações para ampliar a transparência das contas públicas, melhorar a integridade nas relações público-privadas e fortalecer o controle social, sobretudo nos investimentos para os megaeventos esportivos.

Já o Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção foi criado em julho de 2007 para auxiliar na implantação de políticas de promoção da integridade e combate à corrupção, mobilizar empresas e entidades empresariais e promover a troca de experiências entre as organizações signatárias.

Quanto ao Pacto Global das Nações Unidas, trata-se da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa voluntária do mundo. Lançado em 2000, reúne 8.000 empresas signatárias em 145 países, com o objetivo de alinhar as operações de negócios aos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O Brasil é a quarta maior rede local do Pacto Global, com cerca de 600 signatárias – entre empresas e outras organizações. Desde 2011, o Pnud Brasil exerce a função de secretariado executivo, responsável pela coordenação e promoção da iniciativa no país.

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