Filtrar por

  • até

Conferência Ethos 360° RJ coloca em debate a transparência e o legado dos Jogos Rio 2016

cityname-rio-de-janeiro

Logo da Conferência Ethos 360º do Rio de JaneiroEste ano a Conferência Ethos será realizada em três etapas. A primeira delas acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 16 de junho. Entre suas 18 atividades entre debates, reuniões abertas e palestras, duas vão tratar das questões de transparência e do legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, como continuidade da construção do diálogo entre os setores privado e público, a sociedade civil e a academia em torno dos megaeventos esportivos. As mesas foram propostas pelo projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, iniciativa do Instituto Ethos financiada pela Siemens Integrity Initiative, da Siemens AG.

O principal objetivo do projeto, que teve início em 2011, é promover mais transparência e integridade no que diz respeito aos investimentos de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, por meio da criação de mecanismos de monitoramento, controle social e ações coletivas.

Na Conferência Ethos 360° a intenção é atrair o olhar do público para a transparência e integridade dos investimentos relacionados aos Jogos Rio 2016. Caio Magri, diretor executivo do Ethos, ao lado de José Marcelo Zacchi, coordenador-geral da Casa Fluminense, e de um representante da Autoridade Pública Olímpica (com participação ainda a ser confirmada), apresentará o resultado dos Indicadores de Transparência dos Jogos Rio 2016, com base em uma metodologia própria, que identifica os principais aspectos da transparência em cada um dos entes federativos responsáveis pelas obras e pelos investimentos relacionados aos  megaeventos.

A proposta é também incluir os legados, a criação de novas instâncias de gestão de políticas públicas e o balanço do que foi alcançado até agora. Além disso, pretende-se destacar as chances perdidas pela cidade do Rio de Janeiro no processo de organização desses grandes eventos esportivos.

Com base no balanço geral dos desafios e das oportunidades do Brasil na recepção da Copa do Mundo, da Olimpíada e da Paraolimpíada, o outro diálogo será direcionado para os principais desafios a serem enfrentados pelo Rio no período pós-jogos e, assim, quais as medidas necessárias para conduzi-los, abrangendo, de forma integral, uma metrópole com 12 milhões de habitantes.

Nesse cenário, os participantes convidados, representantes da Casa Fluminense, do Terreiro do Ideias e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) farão reflexões sobre como materializar no município as demandas necessárias de universalidades, participação cidadã e sustentabilidade para torná-lo mais justo e bem-sucedido.

A Conferência Ethos 360° acontece no dia 16 de junho, no Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro; nos dias 20 e 21 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo; e, em novembro, em Recife, com local e data a serem confirmados.

Para mais informações e inscrições, acesse o site www.conferenciaethos.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *