Filtrar por

  • até

Cartilha ensina cidadão a reconhecer boas e más práticas nas licitações públicas

cityname-destaques

Controladoria-Geral da União (CGU), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Instituto Ethos lançam nesta sexta-feira (12/12), a cartilha, Jogo Limpo x Jogo Sujo. O objetivo da publicação é explicar para o cidadão os procedimentos de compras e de licitações do poder público e como ele pode acompanhar esse processo.

Escrita em linguagem simples, a cartilha mostra exemplos de quando um governante faz o “jogo limpo” – da boa administração pública –, ou o “jogo sujo” – do desperdício de dinheiro e da corrupção. O cidadão pode aprender pela cartilha como acompanhar um investimento público, desde a inclusão no orçamento até a entrega de uma obra ou serviço, passando pela fiscalização da execução.

Cartilha Jogo Limpo x Jogo Sujo

Leia a Cartilha Jogo Limpo x Jogo Sujo

A cartilha ainda esclarece sobre os principais tipos de corrupção, como suborno, empresas fantasmas e caixa dois, mostra os principais procedimentos para prevenir essas ações e explica como o cidadão pode denunciar ações suspeitas.

Elaborada no âmbito do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, do Instituto Ethos, a publicação usa contratos para a Copa do Mundo de 2014 como exemplos.

O lançamento de Jogo Limpo X Jogo Sujo é uma das ações que CONFEA, CGU e Ethos realizaram para celebrar o Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro. A data foi escolhida pela ONU porque foi nesse dia, em 2003, que foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade mexicana de Mérida.

 

Uma resposta a Cartilha ensina cidadão a reconhecer boas e más práticas nas licitações públicas

  1. Archimedes Pereira Lima Neto disse:

    Excelente iniciativa do Instituto Ethos, juntamente ao CONFEA e a CGU em publicar a Cartliha JOGOS LIMPOS revisada pós- Copa… Já preparando para as Olímpiadas e interessados em deixar realmente um legado de bons exemplos sustentáveis ao nosso país.

    Abs,
    Boas Festas e Feliz Ano Novo

    Eng. Archimedes Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *