Filtrar por

  • até

Candidatos a prefeito em Curitiba assumem compromissos com legado da Copa

cityname-curitiba

No último dia 11 de setembro, sete candidatos à prefeitura de Curitiba compareceram ao auditório do ISAE/FGV, para se comprometerem com propostas em favor da transparência nas contas públicas, metas de sustentabilidade para a cidade e incentivo à prática esportiva, identificadas como legado para a sociedade da Copa do Mundo de 2014.

O evento foi organizado pelo Instituto Ethos, pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e pela ong Atletas pela Cidadania e contou com o apoio da Fundação Avina. A capital paranaense foi a última etapa da iniciativa “Copa, Olimpíadas e eleições: qual o legado social para a sua cidade?” que percorreu onze cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 para garantir o compromisso dos candidatos à Prefeitura com três documentos: o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas; e o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população.

As organizações que participaram da iniciativa em Curitiba foram: Actis Comunicação e Atitude, Associação Brasileira de Servidores de Câmaras (Abrascam), Central Única dos Trabalhadores no Paraná (CUT-PR), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Instituto Arayara, Instituto Brasileiro de Auditorias de Obras Públicas (Ibraop), Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, MM Consultoria, Observatório das Metrópoles – Núcleo Curitiba, Observatório Social do Brasil, Ser Sustentável, SESI-PR e Sindicato dos Arquitetos.

O encontro teve a parceria do ISAE/FGV e da Fundação Avina.

Os candidatos
O auditório do ISAE / FGV ficou lotado principalmente de estudantes e de representantes de movimentos sociais.

Henrique Lian, gerente de Relações Institucionais do Instituto Ethos, apresentou os compromissos do Pacto pela Transparência Municipal, ressaltando a importância do controle social para a correta alocação dos recursos públicos. Ele também destacou o projeto Jogos Limpos, que visa mobilizar a sociedade para monitorar os gastos públicos dos megaeventos esportivos, e as empresas por acordos setoriais que ampliem a transparência dos orçamentos.  Maurício Broinizi, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, comentou as metas do Programa Cidades Sustentáveis. A ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica Ida Alvarez, da ong Atletas Pela Cidadania, ressaltou que, entre os aspectos mais importantes do Termo de Compromisso Cidades do Esporte, está o de garantir a prática esportiva como direito da cidadania.  Por fim, Aparecida Nogarolli, representando os movimentos sociais de Curitiba, falou a respeito do esforço para se construir o Movimento Nossa Curitiba. “Queremos reforçar em quais temas vamos cobrar do eleito as questões de transparência, sustentabilidade e acesso democrático ao esporte”, explicou ele.

Os candidatos
Gustavo Fruet (PDT) foi o primeiro a assinar os compromissos. Para ele, Curitiba tem um passivo de sustentabilidade a resolver com urgência: a licitação para a destinação do lixo, cumprindo o estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O candidato do PDT também afirmou que Curitiba precisa de investimentos em saúde, educação e lazer. “Assumo o compromisso de realizar metas transformadoras para Curitiba voltar a ser a cidade da inovação em ambiente e convivência urbana”, finalizou Fruet.

A segunda candidata a assinar os documentos foi Alzimara Bacelar (PPL). Ela pôs em dúvida o legado da Copa, já que, segundo a candidata, Curitiba está reformando a arena da Baixada por 100 milhões de reais o estádio vai receber 4 jogos. “Serão as partidas de futebol mais caras do planeta”, calculou Alzimara que também destacou os focos de seu mandato, caso eleita: construção de creches, escolas, hospitais e uma rádio e tv públicas, que Curitiba não possui.

Avanílson Araújo (PSTU) veio a seguir e, em seu depoimento ao público, destacou que os compromissos assinados levantam questões estratégicas a respeito do tipo de sociedade que os brasileiros querem construir.  “Hoje, temos um grupo pequeno de pessoas que se apropria da riqueza produzida por muitos. Isso não é sustentável e precisa mudar”.

Bruno Meirinho (PSOL) lembrou que Curitiba tem o segundo rio mais poluído do país, o rio Iguaçu, “que só perde para o Tietê, em São Paulo”. Ele também frisou que, apesar de a capital paranaense possuir o quarto maior orçamento do país, é a décima sétima mais desigual do mundo. “Isso mostra como os recursos são mal empregados e porque assumir os compromissos dessa iniciativa é importante”, prosseguiu. “Precisamos construir uma cidade mais voltada às pessoas”, arrematou Meirinho.

O candidato Rafael Greca (PMDB) foi representado por sua vice Marinalva Silva. Ela destacou que a cidade tem recursos para resolver todos os problemas da população, mas faltam projetos consistentes, principalmente na área de saúde. Marinalva também frisou que as ações adotadas na capital terão impacto em todos os municípios do entorno.

Rubens Bueno (PPS) é o vice na chapa do atual prefeito e candidato à reeleição Luciano Ducci (PSB). Presente no evento, afirmou que os compromissos assinados representam a continuidade da atual gestão.

O arquiteto Ricardo Mesquita, candidato a vice na chapa de Ratinho Jr (PSC), salientou que Curitiba precisa urgentemente de projetos de acessibilidade e de melhoria do transporte público. “Só assim teremos uma Curitiba de todos nós”.

Agora, cabe à sociedade escolher o melhor candidato e monitorar o plano de metas do eleito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *