Filtrar por

  • até

Abertura da Conferência Ethos 360º debaterá o papel das empresas no combate à corrupção

cityname-destaques

Fausto De Sanctis, juiz com atuação em diversos casos de combate à corrupção, e Andreas Pohlmann, antigo diretor global de compliance da Siemens, estão entre os convidados para a discussão.

A Conferência Ethos 360° deste ano começa no próximo dia 22 de setembro, às 9h00, no Golden Hall WTC, em São Paulo, discutindo um tema central da conjuntura e dos negócios no Brasil, atualmente: “As empresas na prevenção e no combate à corrupção”.

Os convidados especiais para essa atividade são o desembargador federal Fausto De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e o jurista alemão Andreas Pohlmann.

De Sanctis tornou-se conhecido por sua atuação em diversos casos de combate à corrupção e lavagem de dinheiro, como a Operação Satiagraha, e por decisões que anteciparam o conteúdo da Lei Anticorrupção Empresarial (Lei nº 12.846/2013). Quando juiz, como forma de ressarcimento ao Estado por atos contra a administração pública, ele permitiu a venda antecipada de bens, coordenou delações premiadas e destinou recursos financeiros dessas delações a entidades filantrópicas e bens culturais a museus e praças públicas.

Pohlmann, por sua vez, foi responsável pelo compliance global da Siemens, como chief compliance officer (CCO), entre 2007 e 2010, e hoje integra o Comitê Especial criado pela Petrobras para acompanhar as investigações de corrupção na empresa. Na Siemens, ele liderou a grande transformação pela qual a empresa alemã passou, fortalecendo o seu sistema de compliance e demitindo inúmeros executivos envolvidos em casos de corrupção.

De Sanctis e Pohlmann vão contar com a companhia de Celina Carpi e de Jorge Abrahão, respectivamente presidente do Conselho Deliberativo e diretor-presidente do Instituto Ethos, que vão ressaltar as ações de integridade e combate à corrupção articuladas pelo Ethos nos últimos anos. Essas iniciativas, como os compromissos voluntários do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, a articulação de pactos setoriais, a parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) no Cadastro Pró-Ética e a mobilização pela aprovação da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), colocaram as empresas na liderança do combate à corrupção e a favor de um ambiente de negócios mais íntegro.

Na abertura da Conferência Ethos 360°, essas quatro personalidades vão discutir a importância do combate à corrupção para o fortalecimento do setor privado, das instituições públicas e de uma sociedade mais democrática e justa.

O evento
A Conferência Ethos 360° tem o desafio de reunir anualmente, por meio de conteúdo e diálogos de alto nível, presidentes e executivos de empresas, empreendedores e especialistas de diferentes setores da economia para discutir grandes ideias, refletir sobre perspectivas inusitadas e reciclar os clichês corporativos.

Todas as atividades acontecem num espaço único, o Golden Hall do WTC, em São Paulo, sem salas ou divisórias, permitindo que o público acompanhe uma ou mais atividades sem ter de se deslocar.

Na edição de 2015, são esperados 1.200 participantes e 150 grandes líderes e especialistas que vão tomar parte de uma programação dinâmica, com seis palcos, avançados recursos digitais e experiência de conhecimento e entretenimento. Por isso, o slogan deste ano é “Viva esta experiência!”.

Entre os palestrantes confirmados para este ano estão: Beth Stevens, vice-presidente de Sustentabilidade da Disney Co.; Christopher Caine, presidente do Centre for Global Enterprise; Fiona Woolf, prefeita em 2013-2014 do centro financeiro londrino; Juan Duque, diretor da Deloitte & Touche LLP; Michael Green, diretor do Social Progress Imperative; e Peter Lacy, diretor global da Accenture.

Para saber mais sobre a edição deste ano da Conferência Ethos 360° e inscrever-se, acesse o site http://www.ce2015.org/.

Se quiser ter uma ideia de como foi a Conferência Ethos do ano passado, acesse os vídeos em nosso canal de Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=qLu01OUfYB4.

Por Cristina Spera e Felipe Saboya, do Instituto Ethos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *